segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vencedor da enquete

E o vencedor da enquete do "Bicho mais bizarro" foi o Polvo Manta. Farei agora um especial sobre este incrível animal.
Este animal  vem do Filo dos "Moluscos", da classe "Cephalopoda", da ordem "Octopoda"(8 pés), do gênero "Tremoctopus", seus braços possuem fortes ventosas. Como o resto do cefalópodes ele não tem exoesqueleto nem endoesqueleto, tem a capacidade de soltar tinta quando ameaçado e seu braços tem autonomia, ou seja, ele se movimentam por conta própria.

O polvo-manta também é conhecido como "polvo-véu" ou "polvo-cobertor", esses nomes vem de sua estranha aparência, ele tem um tipo de "capa" que interliga seus braços(dai vem seu nome), este animal é raramente visto pois vivem em oceanos abertos e em regiões quentes em todo mundo. Em especial o animal tem sua própria estrategia de defesa: ele coopta os tentáculos de uma água-viva(já que é imune as células-urticantes desta)  e quando é ameaçado por um possível predador ele as usa em seu braços dianteiros.
 O macho tem um braço a mais, especialmente modificado para armazenar o esperma. Durante o acasalamento este braço de destaca e se arrasta para o manto da fêmea onde ira fertilizar seus ovos. O macho morre pouco depois do acasalamento (coitado). A fêmea pode transportar até 100000 pequenos ovos até eclodiram.
Por seu minusculo tamanho o macho desta especie, foi descoberto vivo na natureza em 2003, e recentemente foi fotografado por pesquisadores que notaram detalhes de sua anatomia:Macho da especie
Mais fotos sobre o polvo-manta:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário