segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sereias (parte 1)

 Dividirei este post em partes pois existem 2 documentários já feitos pelo Discovery Channel.

 Falarei sobre uma nova especie, talvez a mais próxima da ser humano, até mais que o macaco, as chamadas "sereias". Não são como as que vimos em filmes da Disney, ou em propagandas da skol.
Mostrarei como diferenciar um vídeo viral que mostra uma sereia de verdade ou então uma falsa.

Tudo começa com um único barulho, gravado em 1997 pela NOAA (National oceanic and atmospheric administration, sigla em inglês). Enquanto estavam sendo gravados sons de animais marinhos (baleias, golfinhos, focas e etc) um som "diferente" apareceu entre os das baleias, durante os 50 anos seguintes ninguém conseguiu identifica-lo. Este som ficou conhecido como "o bloop".

Em abril de 2004, dois garotos foram a praia e testemunharam o maior encalhe de baleias nos EUA, entre estas baleias, sobre algumas algas, estava uma criatura diferente de baleias, um dos garotos tinha uma celular com câmera (não tão comum naquela época), seus relatos foram distorcidos pelos agente governamentais.
Vários cientistas acham que a causa do atolamento de tantas baleias foi causado por um sonar feito pela marinha, é comprovado que sonares de baixa frequência são ouvidos por animais marinhos e não para humanos. A marinha descobriu algo neste encalhamento que foi ocultada para o resto do mundo.
O DR. Paul Robertson fez um testemunho afirmando o que viu naquele local: "quando chegamos lá, uma tempestade se aproximava, então estamos apenas nos(sua equipe) e a marinha, que tinha isolado uma parte da praia e tinham uns caras com macacão de proteção, não sabíamos quem eram". A DRA. Rebecca Davis disse algo que pode comprovar o uso de sonares da marinha: "Estava saindo sangue dos ouvidos das baleias, isso significava que tinham sofrido algum traumatismo".
Quando os tecidos das baleias foram levados ao laboratório, foram examinados para ver a causa do problema (normalmente se vê a falência de órgãos), ao invés de acorrer a falência de órgãos, foi visto que os órgãos das baleias aviam sido "destruídos", com lesões. A NOAA tem sensores que gravam sons 24 horas dentro do mar, e os cientistas foram analisa-los.

O que ouviram foi na seguinte ordem:
1°: Os sons das baleias se comunicando umas com as outras
2°: Foi o ajuste da arma sonar ( o som é parecido como se alguém pegasse um microfone e mergulhasse dentro da água, causando curto-circuito)
3°: Ouve uma calmaria total, as baleias, a arma sonar, tudo se calou.
4°: Logo em seguida se ouve literalmente um "BUM", que é a arma sonar em ação
5°: Eles ouviram um som estranho, diferente de baleias e golfinhos, eles perceberam que este era o BLOOP.
Mas desta vez, não eram apenas alguns segundos, era bem mais longo.
Nos meses seguintes, a equipe da NOAA recebeu relatos de encalhes em todas as costas dos EUA e também a mesma situação, onde a marinha sempre isolava uma pequena parte e quando iam embora levavam o que estaria ali. Receberam relatos então de "corpos" encalhando junto a baleias. Haviam, também, peixes com arpões feitos de caudas de arraia presos em seus corpos.
Nos arquivos da NOAA, tem uma reportagem com um pescador que diz que no mar aberto, as vezes, encontravam peixes deste mesmo modo, e um dia ele levou sua câmera, e durante a pescaria, viram algo tentando escapar da rede, ele acredita que eles estavam "atrapalhando a pescaria de alguém".
Foto do pescador.
~Killua

Nenhum comentário:

Postar um comentário